Case Hanôver: Benefícios das Injetoras Elétricas de Plástico Bole
Carregando

Carregando

Case Hanôver: Benefícios das Injetoras Elétricas de Plástico Bole

Você já ouviu falar sobre injetoras elétricas? Estes modelos de máquinas estão presentes há anos no mercado e são bastante utilizadas na indústria termoplástica, para moldar peças e produtos que utilizem o plástico como sua matéria-prima.

Antigamente, as injetoras elétricas eram pouco utilizadas na indústria, devido ao seu alto valor de aquisição e também pelas características construtivas anteriores. Isso ocorria, pois, muitos fabricantes direcionavam seus equipamentos para determinados segmentos específicos (farmacêutico) no qual existia uma exigência para instalação dessas máquinas elétricas para ambientes controlados e salas limpas.

Contudo, com o passar do tempo a tecnologia foi evoluindo e hoje em dia elas estão se tornando cada vez mais comum em qualquer ambiente fabril, já que possuem diversas vantagens técnicas, além de uma ótima relação custo-benefício.

Neste artigo, vamos explicar a você todas as vantagens de ter uma injetora elétrica na sua empresa e ainda apresentar o case da Hanover, uma parceira que investiu em um dos nossos modelos elétricos e está tendo resultados bastante positivos em sua produção.

Boa leitura!

 

Como funcionam as injetoras elétricas?

Uma injetora elétrica dispõe de sistemas com acionamentos por servomotores elétricos, o que reduz significativamente o consumo energético, pois os SERVOS atuam somente quando há realmente movimentos ou operação a ser realizada. Além de proporcionar processos estáveis, oferece maior precisão, torque, produtividade e eficiência energética. 

Além disso, graças às características do seu funcionamento, os gastos com manutenção costumam a ser bastante reduzidos, já que o desgaste dos componentes internos leva mais tempo.

Isso também representa um ganho na qualidade e rapidez da produção, levando em consideração que se a máquina tem uma vida útil muito maior, as chances de apresentar falhas que prejudiquem o desenvolvimento das peças são muito menores.

Você também não vai precisar se preocupar com o risco de falhas imprevistas, já que outra característica das injetoras elétricas é um alarme automático, disparado em caso de falha na lubrificação.

 

Quais as vantagens em adquirir injetoras elétricas?

Como explicamos logo no início deste artigo, as injetoras elétricas estão sendo cada vez mais utilizadas nas indústrias, devido ao seu ótimo custo-benefício. Porém, isto não é a única vantagem que estes modelos oferecem. Confira outros:

  1. Sujam menos: todas as injetoras elétricas são fabricadas com servomotores elétricos, que garantem a operação de todas as funções da máquina. Dessa forma, o uso do óleo hidráulico é dispensado, o que faz com que a sujeira diminua consideravelmente, assim como o risco de acidentes, já que ninguém vai escorregar em uma poça deste fluído e acabar se machucando com a queda.
  2. Consomem pouca energia: por se tratarem de máquinas grandes e cheias de componentes, muitas vezes as pessoas imaginam que isso signifique um gasto elevado de energia elétrica, o que também não seria bom em termos de custo-benefício. Entretanto, as injetoras elétricas contam com grande eficiência energética, variando entre 50% e 90% de economia se comparadas às hidráulicas, justamente por conta de trabalharem somente quando há algo a ser feito, ao contrário dos modelos hidráulicos, constantemente ligados à luz.
  3. Maior precisão: graças ao servomotor, que garante 0.1mm =/- rotação para realizar seus movimentos. Com isso, as imprecisões são diminuídas consideravelmente. Outro fator é o seu sistema de circuito fechado, algo que faz com que a máquina controle todos os seus movimentos com os giros das engrenagens do motor.
  4. Velocidade aumentada: de acordo com seus movimentos simultâneos e o toque instantâneo da injetora, com movimentação linear do servomotor elétrico. Isso faz com que a velocidade de injeção atingida chegue aos 800mm por segundo.

Em nosso showroom, contamos com diversos modelos de injetoras.

Abaixo, vamos mostrar a você mais sobre uma das máquinas da linha BOLE.

 

Leia mais: Usinagem com remoção de cavaco ou corte com eletroerosão a fio: qual é melhor para sua empresa?

Injetora de plástico: conheça a Bole BL200EKIII e entenda como ela ajuda a sua empresa!

Máquinas CNC: o que elas podem fazer melhor pela sua indústria?

 

Injetora elétrica BOLE – Série FE

A injetora série FE, da BOLE, oferece ao mercado um conceito totalmente diferente de tecnologia.  O equipamento dispõe da mesma qualidade de todos os outros modelos da marca.

Com seu sistema de fechamento central, garante um 100% da força nominal aplicada, permitindo menor consumo de matéria-prima e energia, além de aumentar a precisão, velocidade e eficiência produtiva.

Algumas características da Linha Elétrica BOLE:

  • Fechamento central 100% nominal;
  • Placas retangulares que permitem a entrada de moldes maiores;
  • Fusos encapsulados, evitando a contaminação por partículas de poeira, aumentando a vida útil do fuso, além de permitir trabalhar em qualquer ambiente fabril, sem necessidade de sala limpa;
  • Guias lineares no fechamento e na unidade de injeção, com menos atrito e movimentos precisos;
  • Limpeza (sem óleo hidráulico, sem vazamentos de óleo);
  • Sem a refrigeração hidráulica necessária nas injetoras convencionais;
  • Movimentos simultâneos, reduzindo o tempo dos ciclos;
  • Comando de última geração;
  • Repetibilidade e precisão nos movimentos com menor desvio padrão no peso injetado;
  • Baixo nível de ruído (extremamente silenciosa);
  • E muito mais!

 

 

Case Hanôver e os ganhos produtivos ao adquirir uma de nossas injetoras elétricas

A Hanôver Soluções em Sopro e Injeção é uma empresa que produz embalagens plásticas, localizada na cidade de Caxias do Sul – RS. Para melhorar a sua produtividade, adquiriram a nossa injetora elétrica BL180FE, da BOLE.

Entrevistamos a Michelle Bohm, Analista Financeira da empresa, sobre os resultados no processo produtivo que a empresa alcançou após comprarem uma injetora elétrica para auxiliar na produção das embalagens. Confira o que ela nos respondeu!

 

Michelle, tendo em vista sua vasta experiência no mercado de transformação de plásticos e de alguém que sempre está buscando investir em tecnologia para melhoria do processo, quais foram os fatores determinantes que levaram a comprar uma injetora elétrica da BOLE?

Alguns fatores foram determinantes para comprarmos uma injetora da BOLE, entre eles, posso citar a precisão de injeção, os resultados nos testes da máquina (período de demonstração), as condições de pagamento negociado e o atendimento pós-venda da Eurostec.

Poderia detalhar quais foram os ganhos no seu processo produtivo, levando em conta que os moldes que hoje estão produzindo na elétrica BL180FE, eram injetados anteriormente em máquinas não elétricas?

Os ganhos que tivemos no nosso processo produtivo foram em aumento de produtividade devido à redução do tempo de ciclo, a precisão e estabilidade no processo de injeção e a qualidade das peças produzidas.

Quais as outras vantagens que você enxerga em comprar uma injetora elétrica da BOLE quando comparado com uma injetora convencional, seja totalmente hidráulica ou com tecnologias servo-bombas?

O baixo consumo de energia elétrica, movimentos simultâneos e a redução de demanda de arrefecimento do sistema hidráulico, evitando a sobrecarga da rede de água industrial.

Baseado nos resultados (eficiência, produtividade, economia de energia, economia de matéria-prima) com a injetora elétrica da BOLE (BL180FE), você compraria outra dessas máquinas?

Sem nenhuma dúvida, compraríamos mais máquinas elétricas.

 

Entre em contato conosco hoje mesmo!

Faça como a Hanôver, tenha uma injetora elétrica na sua fábrica e conte com a garantia dos melhores resultados em termos de agilidade, qualidade e precisão para o trabalho.

Fale com um de nossos representantes e solicite seu orçamento. Você também pode marcar uma visita em nossas instalações e conferir de perto todo o nosso showroom, além de realizar testes nas máquinas.

Clique AQUI!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira nossos vídeos de funcionamento das máquinas