Máquinas CNC: o que elas podem fazer melhor pela sua indústria?
Carregando

Carregando

Máquinas CNC: o que elas podem fazer melhor pela sua indústria?

M?quinas CNC

As máquinas CNC – Comando Numérico Computadorizado – oferecem uma série de facilidades para os trabalhos desenvolvidos na sua indústria. Elas são a evolução das máquinas NC (Comando Número – na tradução literal), por causa do controle por meio de ferramentas computadorizadas.

Quer entender o que elas podem fazer melhor que as outras máquinas pela sua indústria? Neste artigo, explicamos isso e muito mais a você. Acompanhe e boa leitura!
 

O que são as máquinas CNC?

Além do termo Controle Numérico Computadorizado, as máquinas CNC também recebem a nomenclatura de Comando Numérico Computadorizado, em referência aos códigos de computados pelas quais elas operam.

Este sistema é utilizado principalmente em tornos ou centros de usinagem, já que permite um controle de eixos feito de forma simultânea. Isso acontece através do código G, específico para este tipo de equipamento.

Como toda evolução tecnológica durante a história, o CNC também serviu para modificar os métodos de operação na indústria. Com isso, trabalhos que antes eram extremamente complexos, tornaram-se mais práticos de serem feitos.

 

Como surgiram as máquinas CNC?

O CNC nas máquinas surgiu por volta de 1949, tendo os primeiros protótipos sido colocados em funcionamento para teste no Laboratório de Servomecanismo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

A demonstração prática da primeira máquina com o sistema CNC instalado ocorreu somente três anos depois, em 1952. Seu relatório final, com todos os resultados e apontamentos, viria somente no final do ano seguinte.

Com o passar dos anos, a tecnologia nas máquinas CNC passou por constantes aprimoramentos. O desenvolvimento de softwares e controles cada vez mais modernos faz com que elas sejam o que há de melhor em termos de máquinas para indústria.

 

Quais os benefícios de máquinas CNC?

Hoje, uma infinidade de máquinas e ferramentas trabalham com o sistema CNC. Dentre as principais, podemos citar: Fresadora CNC, Tornos CNC, Retífica Plana Tangencial CNC, Mandrilhadora CNC e muitas outras.

O investimento para adquirir uma máquina CNC é maior que uma máquina convencional, mas dependendo da necessidade da sua empresa, as vantagens são enormes, confira em que as Máquinas CNC são melhores:

  • Economia de Tempo: a preparação da máquina é mais rápida, principalmente quando o programa CNC já estiver otimizado e o ferramental de corte e os meios de fixação disponíveis.
  • Flexibilidade de Trabalho: por possuir preparação rápida da máquina, torna-se viável também para produção de pequenas e médias séries. Máquinas CNC são fundamentais quando se opera em sistema just in time.
  • Agilidade para Programação: alterações do programa CNC são rápidas e práticas. Alterações de dimensões da peça de trabalho e parâmetros de corte, como avanços e velocidades de corte, são realizadas rapidamente mesmo durante a produção. Os set ups podem ser salvos, sem precisar serem refeitos várias vezes.
  • Correções durante o processo: As correções de medidas, devido ao desgaste das ferramentas de corte, são feitas rapidamente pela introdução dos incrementos, deixando as peças dentro das suas tolerâncias desejadas.
  • Corte Otimizados: Como os avanços dos carros porta-ferramentas e a rotações do fuso principal e das ferramentas acionadas são programáveis de forma contínua e sem escalonamentos, é possível de se trabalhar nas suas condições ideais, em função do material que está sendo usinado, das tolerâncias e do grau de acabamento superficial.
  • Manutenção Reduzida: Menor necessidade de manutenção mecânica. Como os acionamentos são feitos através de spindle-motors e servo-motores de alto rendimento, fica dispensado o uso de caixas de câmbio, trens de engrenagens, embreagens e outros elementos mecânicos de máquinas.

Confira, abaixo, um vídeo de uma das máquinas CNC que vendemos em funcionamento.


 

Então, por que comprar máquinas CNC?

Fica claro que as Máquinas CNC trazem conforto operacional e ganhos e produtividade e qualidade. A Eurostec possui uma linha completa de máquinas operatrizes CNC, confira:

  • Centro de Usinagem CNC;
  • Grafiteiras;
  • Fresadoras CNC;
  • Eletroerosão CNC;
  • Furação Profunda CNC;
  • Retífica CNC;
  • Torno CNC;
  • Mandrilhadoras CNC.

Torne-se um cliente Eurostec e tenha máquinas CNC da mais alta qualidade à sua disposição para compra.

Conheça nosso catálogo agora mesmo. Clique aqui e confira!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira nossos vídeos de funcionamento das máquinas