Injetora BOLE Série EKS
Carregando

Carregando

Case: como atingir a melhor performance e custo-benefício do mercado utilizando a injetora BOLE Série EKS

Atingir a melhor performance em qualquer segmento é algo que requer muito estudo e ajuste fino de processos, além disso, uma ferramenta que amplia a produção, melhora a eficiência e reduz o consumo de energia e matéria-prima faz toda a diferença. Ela pode mudar o patamar de uma empresa, aumentando a sua competitividade no mercado. Esse é o case de uma grande empresa do segmento de caixas plásticas que recentemente encontrou na injetora BOLE, da série EKS, modelo BL350EKS, a ferramenta ideal para dar um salto de qualidade no segmento em que atua.  

Entre os principais resultados do uso da BOLE Série EKS está a redução no consumo energético que superou a marca dos 40% aliada a repetibilidade do processo com baixo desvio padrão, aumentando significativamente a produtividade e a precisão do processo, ao mesmo tempo em que reduz em mais de 1/3 o custo de produção.

Saiba mais
Máquinas injetoras de plástico: conheça as melhores opções para a sua empresa

Além disso, o aumento supera os 7% tanto em eficiência, quanto em economia de matéria-prima por peça injetada. Um conjunto de fatores que, na ponta do lápis, mudam a paradigma da empresa no mercado, que agora pode oferecer um produto de alta qualidade e precisão a um preço competitivo e com margens melhores.

Como foi possível esse salto de qualidade e performance com apenas uma ferramenta?

O principal destaque foi a eficiência energética da injetora BOLE com a tecnologia de Sistema by Servomotor para acionamento hidráulico. A ferramenta garantiu a maior precisão de ponta a ponta no processo, com respostas imediatas e programações intuitivas e claras em todas as etapas do ciclo de injeção.

Confira ponto a ponto a comparação com a ferramenta concorrente utilizada anteriormente pela empresa:

1 - Redução no uso de matéria-prima

Para produzir o mesmo molde de caixa de plástico, a máquina antiga necessitava em média de 63g a mais de matéria-prima por peça, isso ocorre devido ao sistema de fechamento convencional, característica essa, comum na maioria das injetoras do mercado. Que ao realizar a força de fechamento através do travamento nas extremidades da placa, ocorre o efeito de deformação entre a placa e molde, fazendo que as peças injetadas fiquem mais pesadas, principalmente no centro da peça, onde ocorre a maior deformação do molde. Ao utilizar a BL350KS que possui o sistema de fechamento central, característica exclusiva das injetoras da BOLE, que garante a injeção do dimensional da peça, resultando em menor peso injeção, quando compara ao sistema de fechamento convencional. Considerando todos esses pontos acima e o custo do produto injetado, a economia total para esse cliente, representou mais que 7% de todo o custo de matéria-prima processada anualmente.

2 – Redução do tempo de produção

Em média, cada ciclo de produção da BL350KS foi cerca de 3s mais rápido (e com qualidade de acabamento superior, vide item 3) à máquina concorrente, proporcionando um aumento de produção que supera os 7%. No total, somando custos de matéria-prima e energia, os ganhos de produção anual chegam à casa dos 10%.

 

Considerando o investimento no novo maquinário, economia de manutenção, benefícios fiscais e a redução no custo anual, o tempo de retorno do investimento na BL350KS ficou abaixo dos 15 meses.

 

3 – Melhor acabamento com menor desgaste

Além dos benefícios em performance, no comparativo com a concorrente, a BL350KS mostrou o melhor acabamento, com eficiência da força de fechamento de 100% (cerca de 10 a 15% acima da concorrente)  e desgaste reduzido do molde com a menor deflexão do cilindro, evitando o retrabalho e eliminando a processo de acabamento (tiragem das rebarbas).

Saiba mais

Case Hanôver: Benefícios das Injetoras Elétricas de Plástico Bole

 

4 – Maior versatilidade

A BL350KS também se destaca ao proporcionar maiores opções de desenvolvimento e produção. Por trazer placas retangulares devido ao seu conceito de fechamento central, permite placas com maior espaço entre colunas, podendo colocar moldes maiores com um número maior de cavidades sem perder força de fechamento. Descartando, assim, o investimento em máquinas de maior porte. Além disso, por trazer um maior curso de abertura quando comparada a máquinas similares no mercado, permite trabalhar com moldes de maior profundidade que necessitam de maior abertura.

 

Devido ao sistema de fechamento central e abertura das tesouras para fora, a BL350KS também permite trabalhar com moldes menores sem danificar as placas ou os moldes da máquina.

 

Confira abaixo outros diferenciais da BL350KS:

- Sistema com acionamento por SERVOMOTOR com alta precisão, repetibilidade e eficiência energética (Servomotor INOVANCE);

- Economia de energia de 40 a 80% (em comparação ao sistema hidráulico convencional);

- Área de molde limpa e livre de contaminantes: placa sem contato com tirantes apoiada sobre guias lineares (Clean Room);

- Alta capacidade de plastificação e volume de injeção;

- Unidade injetora e fechamento apoiados sobre guias lineares. Proporcionando o mínimo atrito, maior velocidade e precisão;

- Ajuste da altura do molde realizado por engrenagem, permitindo um ajuste mais preciso e o perfeito paralelismo entre as placas;

- Baixo nível de ruído.

- Design e tecnologia embarcada 100% alemã.

 

Vale a pena conferir né? Entre em contato e solicite um orçamento.

 

Não deixe de conferir:

Tendências para a indústria em 2022

Suporte técnico e garantia das máquinas da Eurostec

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira nossos vídeos de funcionamento das máquinas