Tendências para a indústria em 2022
Carregando

Carregando

Tendências para a indústria em 2022

A indústria é um setor que constantemente está inovando e necessita de atualizações para que possa, cada vez mais, proporcionar boa produtividade, qualidade, agilidade, segurança, redução de custos e resultados.

Por isso, neste artigo, a Eurostec vai apresentar as principais tendências para que o próximo ano seja ainda mais promissor neste ramo que é responsável por movimentar a economia nacional e internacional. Acompanhe a seguir!

Apostas tecnológicas para o futuro no setor industrial

1. IA (Inteligência Artificial)

Essa é uma grande tendência tecnológica para o setor. Ela consiste na utilização de softwares inteligentes que fazem o uso de uma grande quantidade de dados, os quais são fornecidos pelas próprias fábricas. Ao serem analisados, indicam tendências e padrões que auxiliam na tomada de decisões e permitem identificar os processos que precisam mudar ou permanecer.

É um importante potencial competitivo, sendo utilizado na aplicação de análises avançadas e técnicas baseadas em lógica, incluindo aprendizado de máquina, para interpretar eventos, analisar comportamentos e tendências de sistemas, automatizar e apoiar decisões e realizar ações. A tendência é que a IA cresça ainda mais nas próximas décadas.

A IA vem substituindo a mão de obra humana em diversas tarefas e nesse ritmo, tende a ocupar cargos de muitos profissionais nos próximos anos, entretanto, estudos do Gartner acreditam que a Inteligência Artificial deve abrir muito mais postos de trabalho do que fechar.

2. IOT (Internet das coisas)

Essa tendência está em grande evidência, pois permite que as máquinas da fábrica se conectem à internet e até mesmo entre si, para oferecer maior eficiência ao processo produtivo.

A tecnologia permite sentir, medir e mediar todos os processos, desde oleodutos até o corpo humano, gerando dados para tomada de decisão com mais rapidez e assertividade. Isso irá provocar um enorme impacto na economia global, pois é uma forma de ampliar e transformar os negócios.

3. Big Data Analytics

As tecnologias citadas anteriormente criam uma grande quantidade de informações. Aqui, entra o Big Data Analytics, que auxilia com estratégias para cruzar dados, fazer correlações, traçar tendências e prever o futuro.

Esses insights identificam novas oportunidades, ações para personalizar produtos e agilizar processos internos. Por isso, investir nessa área e em profissionais, pode ser uma excelente forma de alavancar os bons resultados.

4. Automação industrial

Representa a análise direta de dados, de maneira automatizada, mas que se refere à atuação das pessoas. É uma forma de facilitar o uso inteligente da tecnologia para aprimorar, corrigir erros e evitar falhas do trabalho humano, atuando de maneira conjunta.

5. Cibersegurança

As novas tecnologias promovem a obtenção de um maior número de informações, o que torna a cibersegurança uma tendência indispensável e muito útil, a fim de aumentar a proteção dos dados.

Essa é uma forma também de garantir a segurança das máquinas, que estão conectadas à internet e devem se manter em pleno funcionamento.

6. Energia renovável

Essa medida além de proporcionar redução de custos para as indústrias, é uma forma de manter o compromisso com o meio ambiente e também demonstrar aos clientes e parceiros a preocupação com ações sustentáveis e causar uma boa impressão.

As injetoras elétricas da marca BOLE, fornecidas pela Eurostec são excelentes exemplos, pois possuem motor elétrico, um contraponto aos motores hidráulicos das máquinas injetoras tradicionais, além de um sistema servomotor elétrico, o que auxilia em uma melhor performance na injeção.

Além disso, geram economia de energia em até 60% e de água em até 90% em relação às versões hidráulicas e ainda têm um processo de produção mais limpo pois a máquina não utiliza óleo.

7. Impressão 3D

Essa já é uma realidade nas indústrias, apesar de andar em passos lentos. Ela proporciona diferentes vantagens para certos ramos industriais, já que permite a produção de artigos únicos, personalizados e com menor desperdício de material.

A impressão 3D está transformando os processos de fabricação, pois garante o desenvolvimento de protótipos de peças e uma infinidade de produtos para qualquer segmento da economia com mais rapidez e menos custos.

A Eurostec possui em seu portfólio a impressora laser 3D, porém, essa traz consigo um grande diferencial, pois é a única desenvolvida especialmente para o setor calçadista. O equipamento reduz custos na construção de modelos e proporciona agilidade para seu setor de desenvolvimento.

8. Indústria 4.0

Considerada a 4° Revolução Industrial, essa tendência propõe a transformação das fábricas para modelos mais eficientes e produtos mais flexíveis e personalizados, conforme a demanda do cliente, gerando mais satisfação e qualidade nos itens.

9. Smart city

Algumas previsões da Organização das Nações Unidas (ONU) estimam que a população mundial chegará a 10 bilhões em 2050 e isso é um grande sinal do surgimento das megacidades que vão precisar de soluções integradas para resolver os desafios diários das grandes metrópoles.

Diante disso, a ONU sugeriu aos governantes que pensem em cidades inteligentes e sustentáveis, o que vai demandar muita mão de obra especializada em diversas tecnologias para monitoramento de serviços em tempo real.

Conte com as tecnologias Eurostec

A Eurostec possui uma grande quantidade de maquinários que auxiliam você e a sua indústria a obterem melhores resultados, maior produtividade, redução de tempo e custos, entre diversos outros fatores.

Conheça as linhas de produtos acessando o catálogo. Basta clicar aqui e descobrir qual é a ideal para a sua empresa.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira nossos vídeos de funcionamento das máquinas