Máquinas a Laser: atualizações e tendências para 2021
Carregando

Carregando

Mercado de Máquinas a Laser: Atualizações e tendências para 2021

Entender como as tendências funcionam e sua importância para a economia é algo que os empresários devem ter em mente. Quando falamos do mercado de máquinas a laser isso não é diferente.


Afinal, não é somente porque está relacionado com um produto ou máquina que ele não precisa se adaptar ou atualizar a ideias novas.
 

Leia mais: 7 vantagens das máquinas a laser para jóias


Ano após ano, diversos canais lançam o que pode ser novidade, ou até mesmo coisas que irão brilhar nos anos seguintes nos mais diversos campos de atuação.

Sendo assim, hoje separamos as principais tendências do mercado de máquinas a laser para o ano de 2021.

Boa leitura!
 

O que são tendências?

 

Em primeiro lugar, precisamos entender o que é uma tendência e como, de certa forma, elas regem o mercado econômico.


Elas podem ser entendidas como uma forma de comportamento ou inclinação que uma pessoa ou empresa passa a ter. A tendência está muito ligada a variações, a coisas que um dia não faziam sentido e, no outro, passam a ser algo comum, ou melhor, em crescimento.

Ainda, alguns estudiosos deste campo dizem que elas podem ser motivadas por uma sequência de acontecimentos e/ou eventos, que, posteriormente, terão uma durabilidade maior.

Sendo assim, elas podem surgir de duas maneiras. A primeira é por meio de muitas pesquisas e, aqui, é necessário um grande investimento financeiro, afinal, os profissionais encarregados passarão horas a fio buscando novas “tendências”.

Já a segunda diz respeito à busca natural, ou seja, aqui o investimento é quase zero. Porém, mesmo assim, os profissionais que entendem o segmento estudam para saber o que pode mudar ou não no cenário.

Mas, afinal, como elas podem influenciar no mercado?

A resposta é: de todas as maneiras possíveis.

Uma tendência está muito atrelada a maneira como as pessoas se comportam. Em outras palavras, caso a curva esteja mais ligada a um atendimento diferenciado ao público, fornecendo dinâmicas diferenciadas, caso você não siga isso, estará fora dessa tendência.

Deixar que as tendências ajudem a sua empresa é algo muito importante, mas, que requer uma saída da sua zona de conforto. Afinal, ela quebra um pouco dos paradigmas e questões mais conservadoras.
 

Tendências e atualizações no mercado de máquinas a laser

A palavra Laser já é tão comum no nosso vocabulário que, muitas vezes, nem nos damos o trabalho de pesquisar o que ela significa de verdade. No entanto, para entender o que as máquinas que tem essa ferramenta como seu ponto de trabalho faz, é muito interessante sabermos o que ela quer dizer.

Laser é uma abreviação de Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation que, se traduzida do inglês para o português, seria algo como Aplicação de Luz por Emissão Estimulada por Radiação.

Ou seja, é um feixe de radiação que gera um raio capaz de realizar os mais diversos serviços dentro da indústria e outras áreas.

Freqüentemente, as máquinas que trabalham com o sistema de laser passam por melhorias e atualizações.
Sendo assim, separamos as quatro principais tendências ou adequações do mercado de máquinas a laser para 2021.
 

Leia mais: 5 vantagens de Compras Máquinas Injetoras e de Usinagem ao invés de alugá-las
 

 

1# Prosseguimento na migração de CO2 para Fibra Óptica

O mercado de máquinas a laser é muito vasto. Existem equipamentos de corte, gravação, soldagem, limpeza e muitos outros. No entanto, atualmente, existe um sistema capaz de tornar cada vez mais prático o uso desses maquinários: a fibra óptica.

Por muito tempo, o mercado utilizou apenas máquinas com sistema de CO2.  Nestas, o feixe de luz é formado por uma mistura de gases.

O laser gerado por essas máquinas têm uma eficiência de 8% nos trabalhos. Como elas geram muito calor, é necessário que elas sejam muito refrigeradas.

Já em comparação às que utilizam o sistema de fibra óptica possuem uma eficiência perto de 30%. Além disso, não necessitam de muita refrigeração em seus trabalhos.

Outro ponto que faz com que o sistema de fibra óptica seja melhor e uma tendência ainda maior em 2021 e para os próximos anos é o consumo de energia. Enquanto uma máquina de CO2 de 5kW consome 70 kW, uma de fibra óptica em modelo semelhante gasta em torno de 25 kW.

Economia e qualidade atreladas a ótimos produtos como os da Eurostec.
 

Leia mais: As vantagens do corte a laser de fibra óptica

 

#2 Maturidade e crescimento do processo de Solda a Laser

O processo de soldar por meio de máquinas a laser é um dos trabalhos mais tecnológicos desse ramo e, por isso, entra na lista das principais tendências para este ano.

Ainda assim, existem diversas formas de realizar o processo de solda a laser. Neste trabalho, um feixe de luz é emitido e se dirige para um ponto pequeno, este, ao receber a luz, passa a ser altamente enérgico. Todavia, a solda pode ser usada para unir plásticos também. E, oferece diversas formas de ligar os metais.

Esses mecanismos vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado industrial e, por isso, estão em um processo de maturidade e crescimento. Para isso, é importante que as empresas busquem maneiras de melhorar e qualificar a produtividade, economizando tempo e dinheiro.


 

#3 Busca por potenciais, produtividade e eficiência

Se você leu o título desta subcategoria do artigo, certamente identificou qual o principal ponto dele: melhorar o custo benefício dos equipamentos de laser.

Muito disso passa por todos os ramos das máquinas a laser, desde os cortes e gravações até mesmo a solda. Utilizar os equipamentos certos, mesmo que por vezes eles não sejam os mais baratos, tornará o maquinário ainda mais produtivo.

As máquinas de solda a laser, por exemplo, oferecem velocidades que chegam a ser cinco ou dez vezes mais rápidas que os modelos antigos do mesmo produto.

Unir eficiência, ou seja, equipamentos de qualidade, com potência, máquinas mais fortes e robustas que aguentam grandes trabalhos, e produtividade, é o caminho certo não somente para 2021, mas, para os próximos anos.

Afinal, lembramos do velho ditado: “tempo é dinheiro”. E ainda: “o barato sai caro”.
 

#4 Novas aplicações do sistema de laser

Anteriormente, falamos das atividades mais conhecidas dos maquinários que trabalham com sistema a laser, no entanto, existem outros equipamentos que estão em uma crescente como as de limpeza e usinagem.

Porém, não se confunda quando dissermos máquinas de limpeza a laser, elas não vão fazer o trabalho de limpar uma casa ou um chão de fábrica, mas, sim, limpar outros materiais e superfícies metálicas por meio do sistema a laser.

Além disso, ainda existem as máquinas de usinagem a laser, mesmo que em escalas ainda menores, elas podem auxiliar no processo dos equipamentos cnc na produção de peças.

 

Conclusão

Estar antenado ao mercado é o primeiro ponto para entender como funcionam e o quão importante as tendências podem ser para o setor industrial.

Algumas vezes, elas são deixadas de lado e as empresas acabam não entendendo o porquê de terem perdido dinheiro nos últimos anos.

Com isso, até mesmo o mercado de máquinas a laser precisa se adaptar. Seja em uma empresa que trabalhe com corte, gravação, soldagem ou até mesmo limpeza, é de suma importância buscar melhorias e aprimoramentos em um mercado que dia após dia está mais competitivo.

Ficou interessado em contar com equipamentos de qualidade e que sigam as principais tendências? Entre em contato com a Eurostec que estamos prontos para lhe auxiliar no processo de tomada de decisão.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira nossos vídeos de funcionamento das máquinas