Descubra como funciona o laser de fibra óptica - Eurostec
Carregando

Carregando

Descubra como funciona o laser de fibra óptica

Máquinas de corte de chapas equipadas com laser de fibra óptica são muito mais econômicas e precisas. Clique e saiba como funciona!

Mais econômico e com melhor precisão, o laser de fibra óptica é uma das novas tecnologias de corte de materiais com maior custo-benefício no mercado. Além disso, com diferentes capacidades de trabalho, as máquinas a laser de fibra óptica tornam-se acessíveis às empresas de todos os portes. Quer descobrir, então, com funciona o laser de fibra óptica?

Em comparação aos métodos convencionais, como o Laser de CO2 ou YAG, é uma técnica muito mais vantajosa em relação aos custos e aos resultados alcançados.

Isso porque a forma como o laser se forma é muito mais simples e moderna. O feixe de laser de CO2, por exemplo, é produzido por uma mistura de gases. Esse feixe tem um comprimento de onda de 10,6 micrómetros, com eficiência muito baixa, gerando muito calor e elevando muito a necessidade refrigeração, podendo prejudicar as peças trabalhadas.

Como funciona o laser de fibra óptica

Em vez disso, o laser é transmitido pela fibra, com estrutura mecânica simplificada e fácil de integrar robôs ou mesas multidimensionais. Possui alta eficiência de conversão eletro-óptica pois utiliza refrigeração de ar ao invés de água, economizando energia e custos com produção. O comprimento de onda do laser é 1060nm, 1/10 da onda de laser de CO2, resultando em raios de laser de alta qualidade, alta densidade e com fácil absorção pelos metais cortados. Ainda, as lentes estão localizadas no cabeçote de corte, gerando consumo mínimo para lentes de refletivas e de foco.

Reduz consumo de energia


A baixa eficiência obtida na geração do Laser com CO2 e a grande necessidade de refrigeração, fazem com que o consumo de energia seja muito grande. Já a máquina de corte a laser por fibra óptica consome muito menos devido ao seu sistema de geração ser mais eficiente.

 

Em termos gerais, portanto, pode-se afirmar uma máquina laser de fibra óptica tem consumo de energia pelo menos 60% menor que um Laser CO2.

Maior vida útil do maquinário


Além disso, as máquinas têm estimativa de vida útil muito mais elevada que as concorrentes, realizando também trabalhos ininterruptos e com o mesmo padrão de qualidade. Utiliza semicondutores modulares, sem lente óptica no ressonador, não necessita de ajustes e possui ótima estabilidade fazendo com aumente o período de vida útil dos consumíveis da máquina. Ou seja, trata-se de um equipamento com valor agregado, que traz retornos do investimento inclusive em curto prazo.

Leia mais:

 

1º Eurostec Global Meeting traz novas técnicas e tecnologias ao Brasil

Usinagem de precisão para produção em alta performance

Máquina de corte a laser garante agilidade e qualidade

 

Comentários

alex geronimo da silva
Bom dia , gostaria de saber se existe algum treinamento, na área de manutenção de laser de fibra desde já agradeço alex
Carlos Eduardo Dias
Sou aluno da Fatec mogi Mirim, estamos fazendo iniciação cientifica e gostariamos de entender e possívelmente construir uma maquina de pequeno porte, em corte laser optico para espessura de aço até 3mm. antecipadamente obrigado; atenciosamente Eduardo
dinho
Boa tarde,a parte robatica do laser co2 é mesma da fibre?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira nossos vídeos de funcionamento das máquinas