NR-12: Máquinas modernas, seguras e gerando economia para sua empresa
Carregando

Carregando

NR-12: Máquinas modernas e seguras, gerando economia para sua empresa

Máquinas Industriais Eurostec são projetadas em acordo à NR-12, oferecendo segurança para trabalhadores e economia ao empresário.

Estar com o maquinário adequado à Norma Regulamentadora 12 (NR-12) é uma necessidade para qualquer empresa, independente do porte. Isso porque esta NR define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes.

Essa ação gera mais segurança ao ambiente de trabalho e concentrando o foco de toda a equipe somente na produção. Logo, a aquisição de um equipamento dentro da Norma se faz imprescindível. Valorizar seu capital humano é extremamente importante para manter os níveis de crescimento da sua empresa.

Além disso, se observarmos a situação pelo ponto de vista jurídico, a melhoria da segurança pode ser entendida como um investimento, pois o valor que for gasto para a adequação e manutenção do maquinário, será compensando na redução de acidentes, afastamentos e indenizações por acidentes de trabalho, entre outros pontos, por exemplo.

Na Eurostec, todas as máquinas disponibilizadas são projetadas e adequadas para atender os requisitos da NR 12. Nossos modelos são projetados e executados para atender todos os requisitos da Norma, sem deixar de lado a robustez, velocidade, precisão e tudo que uma máquina precisa para operar em alta performance.

Leia Mais

 

Veja porque um Centro de Usinagem Portal da Eurostec pode transformar sua produção

Usinagem de precisão para produção em alta performance

UNOCHAPECÓ realiza visita técnica na Eurostec


NR-12 Máquinas e Equipamentos

De acordo com a NR-12, as máquinas que mais apresentam riscos são as que possuem: movimentos giratórios; movimentos alternados; movimentos retilíneos. Dessa forma, elas precisam ter sua funcionalidade e design adequados para diminuir as chances de acidentes, mas sem deixar de lado a performance e potência.

 

As regras da norma, contudo, devem ser aplicadas em todos os setores da empresa que possuam equipamentos ou fluxos de trabalhos que apresentem riscos ao trabalhador. Entre os métodos de controle a serem adotados, está a definição de protocolos e fluxos de trabalho em todas as fases de operação e manutenção de máquinas, além de treinamentos previstos para todos os empregados, bem como instalação de sistemas de segurança.

Sobre a NR 12

Desde 2014 os empresários estão sujeitos à fiscalização do Ministério do Trabalho quanto à adequação aos moldes da NR 12. O descumprimento das normas acarreta sanções administrativas sujeitará as empresas a sanções administrativas. Segundo dados do Sistema Federal de Inspeção do Trabalho/MTE, em 2013, antes da obrigatoriedade de cumprimento da Norma, mais de 60 mil fiscalizações fora realizadas, sendo que a tendência é de aumento deste número.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira nossos vídeos de funcionamento das máquinas