Vantagens da Gravação a Laser em Plásticos

Por que utilizar equipamentos de gravação a laser para personalização e marcação de peças plásticas? Quais vantagens da gravação a laser em plástico em relação a outros processos de impressão, como tampografia, serigrafia, rotulagem e jato de tinta? Descubra isso e muito mais sobre gravações a laser em plásticos na matéria a seguir.

Gravação à Laser em Plásticos

A tecnologia de gravação à laser tem conquistado e despertado cada vez mais a atenção da indústria para personalização e marcação de peças plásticas. Essa técnica de gravação permanente destaca-se pelo baixo custo operacional e pela excelente qualidade de marcação, especialmente se comparada com outras formas de impressão como tampografia, serigrafia, rotulagem, corrosão química, entre outros mecanismos.

A gravação à laser em plásticos permite a fixação de informações e elementos diretamente nos produtos, sem a necessidade de utilizar etiquetas ou placas de identificação. É um processo veloz e extremamente resistente, sendo possível gravar a laser em praticamente todos os tipos de plásticos, ainda que esses tenham diferentes reações em suas matérias primas.

O plástico é um material que oferece diversas opções para aplicação da gravação à laser, como por exemplo:

  • Copos e colheres ganham símbolos de gramas e litros para medição de quantidades;

  • Nomes e logotipos são gravados em utensílios domésticos, brinquedos e equipamentos eletrônicos para identificação;

  • Plásticos de engenharia ganham identificação de lote, modelo e até mesmo código de barras, para melhorar o rastreamento dos produtos;

  • Teclas e botões para melhorar a visibilidade do usuário.

Há ainda outras inúmeras situações onde a gravação a laser em plásticos pode ser aplicada e útil.

Vantagens da Gravação a Laser em Plásticos

Existem diversas vantagens competitivas e benefícios que credenciam a gravação a laser como o futuro da indústria do plástico.

Marcação permanente: As marcas geradas pela gravação a laser não desgastam, não desbotam e nem sofrem com a ação do tempo ou por condições de ambiente, como mudanças bruscas de temperatura ou utilização de materiais quimicamente agressivos como os utilizados para a higiene e limpeza. Além disso, com gravações permanentes não há a necessidade de refazê-las em um segundo momento.

Anti-falsificação: As gravações a laser não podem ser modificadas com facilidade. Assim, a informação que for gravada não pode ser falsificada, apagada ou adulterada. Sendo extremamente importante para fins de rastreabilidade e controle de qualidade.

Sem contato físico: As gravações a laser são realizadas sem contato com a peça. Durante o processo não existem componentes corrosivos, utilização de ferramentas ou insumos como produtos químicos, tintes, etc. Além disso o material marcado permanece livre de pressões, tensões e pontos de fixação, garantindo resultados mais uniformes e precisos, mesmo que a superfície seja irregular.

Alta precisão: Com gravação a laser é possível obter marcações detalhadas, com alto grau de precisão. As gravadoras a laser podem produzir traços extremamente finos, resultado em uma gravação clara, elegante e duradoura. Além disso, a gravação a laser é rápida e eficaz, permitindo que a marcação seja realizada apenas uma vez

Baixo custo: O custo operacional se torna extremamente baixo, pois a marcação direta não requer insumos adicionais como produtos químicos, tintas, solventes, pastas e sprays. Além disso, dispensa pré ou pós-tratamento e elimina desgaste de ferramentas.

Baixo consumo de energia: Além de não possuir gastos com demais insumos no processo, a gravação a laser não consome grande quantidade de energia, uma vez que as máquinas são monofásicas e não necessitam de equipamentos adicionais para trabalharem.

Flexibilidade e velocidade: A combinação do laser com um sistema digital possibilita enviar o desenho, gravura ou forma diretamente do computador para a máquina de gravação. Assim sendo possível que o design de impressão seja alterado a qualquer momento, sem que seja necessário mexer em fotolitos ou clichês, ou ainda trocar moldes.

Personalização: Com o ciclo de impressão menor e o processo de marcação mais flexível, as empresas ganham mais com a inovação e a personalização de itens.

Design: A gravação a laser tem a capacidade de permitir que sejam reproduzidos praticamente qualquer desenho ou elemento gráfico, com grande poder de detalhamento, legibilidade e nitidez.

Vantagens da Euro Plastic: Máquina de Gravação a Laser Filtrada

Grave no plástico sem a necessidade de aditivos na hora da injeção. Conheça a Euro Plastic, a gravadora a laser filtrada da Eurostec, específica para peças plásticas!

  • Gravação limpa legível, com contraste e sem danos a superfície do material;

  • Grava em diferentes alturas, planos e em grandes áreas;

  • Elimina tinta, a tampografia, clichês e o refugo de peças;

  • É fácil de versátil na customização das gravações;

  • O processo é simples, estável e sem chance de remoção parcial ou total da gravação;

  • Gerador laser por diodo e filtrado através de um cristal de alta qualidade;

  • Possibilidade de gravação em praticamente todos os tipos de plásticos, vidros e materiais que não são possíveis de gravar em outras máquinas laser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *