Quais são os principais processos de soldagem - Eurostec
Carregando

Carregando

Quais são os principais processos de soldagem

Quer conhecer os processos de soldagem, suas principais aplicações e as vantagens de cada um? Acesse agora mesmo!

Os processos de soldagem estão presentes em praticamente todas as indústrias metal-mecânicas. Para quem quer o máximo de eficiência ou apenas saber mais sobre o assunto, é imprescindível conhecer os tipos de solda e processos mais modernos.

Cada método foi desenvolvido com finalidades específicas, de acordo com a tarefa a ser executada. Os métodos mais comuns utilizados nas indústrias atualmente são: soldagem a arco manual, soldagem MIG, soldagem TIG e, um método que tem ganhado muito espaço nos últimos anos, é a solda a laser.

Conheça os principais tipos de solda

Soldagem a Arco Manual


Um dos mais antigos tipos de solda, ainda bastante utilizado, é comumente usado pelas indústrias siderúrgicas, de mineração e automobilística. É um processo manual, feito com o calor de um arco elétrico mantido entre a extremidade de um eletrodo metálico revestido e a peça de trabalho. Alcança resultados satisfatórios em trabalhos com aço, para peças mais robustas que não pedem acabamento muito refinado, além de ter operação simples.

Soldagem MIG


A solda MIG (sigla para Metal Inert Gas) é um processo de soldagem semiautomático. É feita por um arco elétrico entre a peça e o consumível em forma de arame (eletrodo não revestido), fornecido por um alimentador contínuo, realizando uma união de materiais metálicos pelo aquecimento e fusão.

 

É normalmente utilizado em fábricas, oficinas de fabricação e manutenção automotiva. Tem melhor qualidade e menor distorção de peças, em comparação à anterior. Geralmente é usada em aço e alumínio.

Soldagem TIG


A soldagem TIG (Gas Tungsten Welding) é conhecida pela qualidade da solda que produz. É também o processo mais difícil de operar e requer muita habilidade. A vantagem principal da soldagem TIG é que pode soldar qualquer metal conhecido. Mais comumente, esse processo de soldagem é utilizado em locais que necessitam de soldas de qualidade extremamente alta ou em metais exóticos, como o titânio.

Soldagem a Laser


A soldagem a laser ocorre pela fusão, isto é, os materiais envolvidos são fundidos e ligados. O feixe de laser que faz a solda tem alta capacidade de se propagar no ar sem sofrer perdas ou alterações nas características físicas. Além disso, trata-se de um processo autógeno, dispensando a adição de material, portanto está livre de eventuais contaminações.

 

Se você quiser saber como funciona o laser de fibra óptica, acesse este texto.

Devido à qualidade da radiação do laser, utilizar este processo de soldagem permite alcançar características impossíveis de serem obtidas por outros métodos, como alta velocidade de soldagem, ausência de contato entre fonte de calor e peça a soldar, baixa entrega térmica, pouca distorção e pequenas zonas afetadas pelo calor. Por ser um processo que não exige contato, há muitos trabalhos que só conseguem obter resultado satisfatório utilizando este método.

Entre as vantagens que o processo de soldagem a laser garante, está a possibilidade de automatização do processo e um resultado final com qualidade mais refinada, tornando-o ideal para indústrias que querem aumentar o valor agregado dos seus produtos. Há também de se ressaltar a facilidade de soldar em lugares de difícil acesso e peças muito finas.

A penetração do feixe também é facilmente controlada pelo ajuste dos principais parâmetros, como potência, frequência e tempo. Assim, é possível executar uma solda interna ou externa, sem distorções ou descoloração alterações na peça a ser trabalhada.

Um tipo de serviço que tem aumentado consideravelmente o interesse na solda a laser é a soldagem de chapas metálicas, pelo grande potencial de reduzir custos. Resultado, este, que vem da flexibilidade do processo, inexistência de contato com a peça, da velocidade e qualidade do trabalho final do processo de soldagem. Há, também, eliminação de peso considerável em determinadas peças, que ganharia adição de material se soldadas por outros métodos.

Quer saber mais sobre as máquinas de solda a laser? Clique aqui e confira no site detalhes técnicos das máquinas. Há equipamentos de diferentes capacidades, para indústrias de todos os portes.

A Eurostec conta com um Laboratório próprio para testes de processos de solda a laser. Para agendar uma visita, acesse www.eurostec.com.br/contato ou ligue para (54) 3021-2948.

Se preferir solicite um orçamento para uma das máquinas disponíveis: www.eurostec.com.br/orcamento

Leia mais:

 

Descubra como funciona o laser de fibra óptica

NR-12: Máquinas modernas e seguras, gerando economia para sua empresa

Solução Eurostec: Solda a Laser para Reparo de Moldes

 

Comentários

João Reis
Boa tarde, Tenho interesse em conhecer as máquina de solda a Laser. Grato, João,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira nossos vídeos de funcionamento das máquinas