Dicas para manutenção de máquinas industriais - Eurostec
Carregando

Carregando

Dicas para manutenção de máquinas industriais

Máquinas industriais exigem manutenção constante para um bom funcionamento, também, equipamentos que não recebem um correto processo de utilização e conservação podem se tornar menos eficientes e produtivos, além de exigirem altos valores para consertos e substituição de peças mal cuidadas.

É importante ressaltar que equipamentos com as manutenções em dia e atualizados tendem a ser mais seguros aos operadores dos mesmos. Para que sua empresa mantenha tudo em ordem e funcionando da melhor maneira, separamos 5 dicas importantes de manutenção que vão aumentar a vida útil de suas máquinas, além de evitar dores de cabeça:


Constante formação e treinamento dos operadores

Muitas máquinas industriais possuem múltiplos técnicos e operadores, uma das principais prioridades desses profissionais é verificar o correto funcionamento de seu equipamento de trabalho, porém, o conhecimento sobre todos os componentes e funções é fundamental para que a avaliação de possíveis defeitos ou diminuição da produtividade seja correta e precisa.

Ao comprar uma nova máquina à mesma deve ser inspecionada pelo comprador, também é nessa hora que geralmente é realizado o treinamento dos operadores e supervisores que recebem orientações sobre todos os recursos. Esse treinamento precisa ser mantido atualizado ao longo do tempo e os conhecimentos devem ser repassados a todos que operem o equipamento.

Os manuais internos dos operadores devem ser escrito em linguagem simples indicando as melhores práticas, um manual curto pode ser fornecido para cada operador para fácil consulta.

Certifique-se de aproveitar ao máximo o potencial de seu equipamento e jamais esqueça que é um ser humano que opera a máquina, então, tenha certeza que o mesmo está apto a tal tarefa.


Mantenha suas máquinas bem lubrificadas

Os lubrificantes reduzem a fricção em torno de qualquer peça móvel. Um cronograma de manutenção deve conter informações sobre datas, lubrificantes, quantidades e aplicações, afinal uma boa lubrificação aumenta a vida de peças e sistemas. Procure sempre por sinais de acumulo de graxa e principalmente procure identificar vazamentos em torno dos vedantes de óleo.

Certifique-se de comprar o lubrificante indicado pelo fabricante, não aposte em marcas que desconhece para economizar centavos, pois, um problema na sua máquina pode custar anos comprando o melhor lubrificante. Realize uma análise no lubrificante, especialistas conseguem identificar através das partículas de amostras de óleo desgastes ou avarias.


Mantenha seu ambiente limpo

Existem muitos sistemas de vedação para manter as peças das suas máquinas limpas e no lugar, evitar vazamentos mantém seu ambiente limpo e eficiente.
Outro fator importante para a limpeza da sua indústria é que os componentes eletrônicos que compõem suas máquinas podem ser contaminados.
Mantenha suas máquinas em pavilhões ou galpões, manter qualquer objeto metálico a exposição do vento, chuva e o sol podem levar a oxidação e podridão. Máquinas que não estão sendo utilizadas devem receber manutenção preventiva igual as que estão em operação e devem ser ligadas periodicamente para manter o bom funcionamento.


Ter um cronograma de manutenção e reparo com registros de fácil entendimento

Pode parecer simples, mas, manter um cronograma de manutenção eficiente requer disciplina e dedicação. Fluídos, trilhos, sistemas digitais, sistemas elétricos estão entre os componentes que devem ser verificados regularmente para manutenção preventiva. É importante saber o que e quando precisa ser inspecionado.

- Os cabos de energia possuem muitas partes móveis que precisam ser verificadas com frequência;
- Materiais de fricção, vedações, juntas e rolamentos precisam ser inspecionados pelo seu desgaste operacional;
- Engrenagens e eixos geralmente duram um longo tempo e não precisam ser substituídos em sua totalidade, porém precisam ser verificados;
- Teste o óleo para diagnosticar problemas;
- Mude filtros com frequência;
- Verifique a lubrificação de rolamentos com frequência;
- Execute testes de torque nos parafusos;
- Avalie novas versões de softwares e atualizações;

 

Desta forma, seguir os passos acima pode prolongar a vida útil de suas máquinas industriais, aumentando o retorno do investimento. No mundo fabril ganhos maiores podem ser gerados se você tiver um sistema global de comunicação e distribuição interno do conhecimento. Funcionários bem treinados e atualizados produzem conhecimento que retorna para você através de lucros, menos dor de cabeça e satisfação do cliente.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira nossos vídeos de funcionamento das máquinas