Lançamento: Centro de Usinagem Vertical MEGA 40V

A Eurostec Máquinas apresenta para o mercado industrial brasileiro o que há de mais moderno em tecnologia para usinagem: o Centro de usinagem vertical MEGA 40V.  Um equipamento inovador, combinando altíssima precisão com velocidade, potência e torque para trabalhos mais pesados e precisos. Esta máquina possui precisão de posicionamento de XYZ de 0,008mm (padrão VDI 3441) e repetibilidade bidirecional 0,005mm (padrão VDI 3441). Com resultados finais na usinagem de 0,005mm devido sua estrutura extremamente robusta e através do controle em tempo real junto ao sistema de compensação térmica com 8 sensores instalados.

Além disso, esse incrível equipamento com capacidade máxima de carga sobre a mesa de 1000kg e avanço rápido dos eixos X, Y de 52m/min, dispõe de eixo árvore do tipo built-in com rotação máxima de 15.000rpm ou 20.000rpm, com potência de 31kW e torque de 141Nm. O centro de usinagem vertical de 3 eixos possui comando numérico computadorizado (CNC), podendo fresar, mandrilar, furar e rosquear, com curso em X, Y e Z iguais a 1020mm, 510mm e 510mm, respectivamente.

“Existem pouquíssimos fabricantes de equipamentos no mundo que reúnem características similares a este, sendo todos localizados na Europa e na Ásia. Porém, nenhum deles contempla todas as vantagens que este equipamento traz para o mercado industrial brasileiro. Este tipo de máquina permitirá a abertura de uma série de vantagens ao cliente: primeiro que trará uma chance do cliente local utilizar da mesma tecnologia que seus concorrentes estrangeiros, uma vez que no Brasil ainda estamos atrasados em comparação com a concorrência do exterior. É a chance da indústria brasileira ter acesso a essa tecnologia com um valor mais competitivo e garantir a fabricação de ferramentas, produtos, moldes e matrizes mais produtivas, para enfrentar a grande concorrência e empresas que, hoje, estão mais bem estruturadas e estabelecidas” classifica Cristian Pavan, diretor da Eurostec Máquinas.

Além disso, o Centro de Usinagem Vertical MEGA 40V oferece segurança ao operador do equipamento, reduzindo a taxa de rejeição de peças por problemas em seu dimensional, principalmente gerados durante o processo de usinagem, o qual leva horas e horas para ser concluído. Esse problema ocorre porque a máquina em operação com o passar do tempo vai gerando calor em consequência as altas rotações. Então por ser construída toda em ferro fundido e levando em consideração os princípios físicos, com a alteração de temperatura, mesmo por menor que seja, ocorrem variações e dilatações térmicas e, por consequência desvios no resultado final da usinagem.

Conforme Cristian Pavan descreve “não é nada incomum que os equipamentos normais do mercado, incluindo aqueles de produção nacional, apresentem uma precisão final de 0,03 a 0,04mm visto que é o melhor que podem garantir contra os 0,005mm que este equipamento garante.” Essa precisão é estabelecida por meio do controle em real time do sistema de compensação térmica em todos os eixos, que corrige erros de posicionamento em decorrência de mudanças de temperatura. Esse tipo de controle é indispensáveis para os resultados exigidos na produção de peças e matrizes para os setores de nanotecnologia, área médica, aeroespacial, entre outros. Sendo esta uma única característica listada, fora tantas as outras que refletem no tempo de processamento, ciclo final de usinagem, quantidade de produção e etc.

Vantagens do Centro de Usinagem Vertical MEGA 40V

Confira ainda mais vantagens do Centro de Usinagem Vertical MEGA 40V exclusivo no Brasil, fornecido pela Eurostec Máquinas:

  • Comando CNC Mitsubishi M830W: Com tela touchscreen de 15”, Servidor 20GB dados, 64bits microprocessador, memória de edição 1000 programas, 999 definições na compensação das ferramentas, importa arquivos DXF, 2048KB memória, interpolação 3D circular, guia código G, programas podem ser rodados do pen drive frontal ou do disco rígido, programação simples e conversacional, controle “Super-Smoth-Surface” de quarta geração SSS-4G, controle de tolerância, compensação raio 3D, interpolação cônica/espiral, controle do centro da ferramenta, avanço reverso, entre outros;
  • Grande Precisão: A principal característica do Centro de Usinagem Vertical MEGA 40V é a altíssima precisão que garante 0,005mm. Essa precisão final de peça só pode ser alcançada graças ao seu sistema interno, completo e extremamente complexo, de leitura automática e compensação de dilatação térmica, através de 8 sensores térmicos espalhados por todo o equipamento, permitindo que esta precisão seja alcançada não somente em um eixo, porém todos eles (XYZ).
  • Compensação Térmica DYPEC®: A capacidade de compensação térmica de todo equipamento acontece de forma autônoma, desde o momento da ligação do equipamento. Sendo atualizada em tempo real a cada 10 segundos com uma precisão de 0,0001mm, ou seja 0,1 (µm) micron.
  • Spindle potente integrado (built-in) de 15000rpm de alto torque: O equipamento dispõe de um eixo árvore do tipo built-in (modelo não disponível e não fabricado em território nacional) onde sua principal características é combinar eixo árvore e motor em uma única peça. Ou seja não existe motor, servomotor, correia ou acoplamento. Uma tecnologia totalmente diferente da aplicada hoje no mercado, extremamente avançada e com a vantagem principal de permitir que a mesma máquina seja utilizada em duas aplicações distintas e opostas: trabalhos de acabamento, principalmente por permitir alcançar uma rotação máxima de 15,000rpm; e trabalhos de desbaste por conseguir atingir um torque máximo de 141Nm.
  • Avanço rápido: A máquina possui uma velocidade de deslocamento 52m/min, permitindo ganhos absolutos no tempo de ciclo reduzido na produção de peças se comparado a outros equipamentos com velocidades reduzidas.
  • Resistência e velocidade: Mesmo com sua alta velocidade de deslocamento, sua capacidade de carga máxima sobre a mesa é de 1000kg, aliando robustez e alta velocidade, mesmo que fisicamente estas duas características estejam em lados opostos.
  • Sensores para controle de erros: O equipamento possui 3 sensores de deslocamento mecânico, cada um deles instalados estrategicamente em cada um dos fusos dos eixos XYZ. Estes sensores fornecem informações para que o comando CNC da máquina identifique qualquer deslocamento mecânico gerado de maneira acidental ou não controlado. Então, a máquina consegue fazer a leitura e corrigir de maneira simultânea os desvios, permitindo assim a manutenção da sua altíssima precisão.
  • Eficiência no acabamento de moldes: Sua resolução de acabamento para formas 3D, independentemente de sua complexidade, é de 0,001mm (1 micron). Assim é possível que moldes plásticos produzidos para atender os mais altos níveis de criticidade de peças, tais como da nanotecnologia e micro componentes eletrônicos, tenham seus resultados alcançados.
  • Versatilidade: Com sua configuração ampla e características técnicas diferenciadas, torna-se o equipamento mais versátil do mercado hoje, mesmo comparando com todas as opções existentes na Europa e Japão. Diferente dos fornecedores encontrados nestes locais, o Centro de Usinagem Vertical MEGA 40V tem características relacionadas: altíssima precisão e robustez excepcional, gerando resultados excelentes seja qual for a esfera em que o centro de usinagem estiver inserido, sem exigir investimentos altíssimos para preparação de local de instalação.
  • Look ahead de 2700 blocos: Seu comando numérico computadorizado (CNC) apresenta alta taxa de leitura de blocos (look ahead) de 2700 blocos, contra 50-250 blocos dos comandos comuns de mercado. Isso garante que a máquina não faça a interrupção ou redução de velocidade de usinagem quando executar perfis complexos, característica essa diretamente ligada a sua precisão de resolução de usinagem de 1 micron (0,001mm).

Quer saber mais informações ou ficou interessado no Centro de Usinagem Vertical MEGA 40V? Clique aqui em conheça o Centro de Usinagem Vertical MEGA 40V

Aproveite e conheça toda nossa linha de Centros de Usinagem 

Máquina pronta entrega no Brasil, só na Eurostec. Entre em contato conosco agora mesmo pelo (54) 3021.2948

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *