Indústria 4.0: a revolução que se aproxima
Carregando

Carregando

Indústria 4.0, a revolução que se aproxima

Com a Indústria 4.0, surge uma nova forma de produção industrial

Indústria 4.0


A Indústria 4.0 é um termo recente e muitas pessoas ainda não ouviram nada a respeito. Trata-se de um conceito industrial, que envolve inovações tecnológicas em automação, controle e tecnologia da informação, utilizadas em processos de manufatura. Com isso, tende-se a uma otimização dos processos de produção.

Essa transformação chega para a fabricação de modo tão importante quanto foi a chegada do motor de vapor, o interruptor de energia elétrica, a adoção de tratamentos informatizados de dados e a automação de fabricação. Os acadêmicos e industriais alemães a denominaram de "Indústria 4.0", reconhecendo que ela significa uma nova abordagem para a fabricação.

A Indústria 4.0 consolida avanços em sensores e comunicações já em uso. É um programa coordenado, orientado para o desenvolvimento e a implantação de dispositivos “inteligentes”.

Com o novo conceito, a forma tradicional de indústria que conhecemos será extinto. Máquinas dotadas de sensores conseguirão comunicar-se entre si, tornando o processo produtivo cada vez mais eficiente. Se antes eram programadas para receber ordens, agora poderão também emitir ordens.

Uma das funções mais importantes que poderá desenvolver é a solicitação da manutenção preventiva, que garante menos interrupções na cadeia produtiva. Desta forma, o controle da produção poderá ser feito remotamente, fazendo com que o perfil da mão de obra mude totalmente.

Para trabalhar numa indústria 4.0, os profissionais terão de ser, cada vez mais, multidisciplinares. Isso será mais importante na medida em que os processos exigirem menos do profissional, portanto, ele deverá desempenhar mais de uma função na linha de produção.

A Indústria 4.0 está cada dia mais presente no Brasil e atingirá tanto a classe empresarial quanto a trabalhadora. A revolução busca consolidar os avanços em sensores e comunicações já em uso. Transmissores e receptores sem fio, juntamente com a comunicação Ethernet e a tecnologia de servidor de web, significam processos de informações que podem ser acessadas remotamente por alguém com a devida autoridade.

Esta maior visibilidade permitirá melhor monitoramento e resposta mais rápida em caso de problemas. Ainda, será capaz de reduzir custos, poupar a fabricação, diminuir erros e desperdícios de tempo de processos, melhorando a utilização dos ativos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira nossos vídeos de funcionamento das máquinas