Comprar um centro de usinagem
Carregando

Carregando

Dicas para comprar um centro de usinagem

centro-de-usinagem

Com as recentes mudanças no mercado muitos empresários estão reavaliando sua operação visando a redução de custos, algumas empresas estão optando por trazer operações primárias e secundárias para dentro de seus processos produtivos, é nesse momento que um Centro de Usinagem é a melhor solução principalmente quando associado a ferramenta certa para sua atividade.

Avalie sua necessidade


A primeira coisa a fazer antes de comprar um Centro de Usinagem é avaliar a real necessidade de adquirir, inclua objetivos de produção, gastos com serviços de usinagem terceirizados, tipos de operações a serem realizada no equipamento, perspectiva de produção e crescimento da empresa, e capital de investimento disponível. Tudo isso será muito importante planejar o futuro.

Os centros de usinagem mais avançados possuem grande capacidade e precisão, porém empresários que compram um equipamento CNC pela primeira e não buscam orientação profissional acabam gastando muito dinheiro em um equipamento com capacidade de produção muito maior que sua demanda dificilmente exigirá, outros compram equipamentos usados sem uma avaliação correta para "economizar" e acabam perdendo qualidade e precisão.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=3i-LGfZaue0[/embed]

Credibilidade do fornecedor


Conhecer o fornecedor é tão ou mais importante que entender as funcionalidades da máquina, ele tem uma boa reputação no mercado? Oferecem uma linha completa de produtos? Eles te darão assistência de forma eficiente e ágil? Eles te darão suporte em momentos de crise? Se algumas dessas perguntas forem respondidas de forma negativa, certamente você corre o risco de ficar na mão e ter que recorrer há terceiros para suporte técnico.

Procure um fornecedor de máquinas com uma rede constituída, com atuação local nos principais centros industriais, que ofereça auxílio na utilização e possua técnicos eficientes treinados para as situações mais adversas.

Considere a operação do centro de usinagem


Descubra como o operador e o programador se comunicam com a máquina: é fácil entender os comandos? É intuitivo, ou requer treinamento extensivo para aprender? A funcionalidade e as características de operação da máquina determinam sua funcionalidade e efetividade, por isso merecem atenção na hora da escolha. Fale com empresas que utilizam a máquina que você está comprando. A maioria dos sistemas tem alarmes para todos os defeitos possíveis, mas alguns sistemas explicam melhor essas falhas do que outros, a edição em segundo plano também assim como a capacidade de substituir velocidades enquanto o programa esta sendo executado.

Outras características importantes a considerar são a capacidade de expansão da memória, o software utilizado, a conectividade ethernet e USB, rotação de coordenadas, dimensionamento e macros definidas pelo operador. Verifique também se o fornecedor oferece treinamento de utilização e manutenção da máquina, isso, é muito importante para que você tenha controle total sobre a operação e produtividade do seu centro de usinagem.

Considere as opções disponíveis


Existe uma grande variedade de centros de usinagem para facilitar sua vida e aumentar sua produção, novamente pergunte a si mesmo: "O que eu preciso?"
Algumas das características que precisam ser avaliadas são:
-Proteções do equipamento, carenagem, sensores, conformidade com a NR-12;
- Dimensões da mesa;
- Comando CNC;
- Curso dos eixo X Y Z;
- Tamanho do rasgo da mesa T;
- Velocidade do eixo;
- Quantidade de posições do trocador de ferramentas;
- Potência dos servomotores;
- Precisão da máquina;
- Velocidade do avanço XYZ;
- Potência total da máquina;
- Dimensões da máquina;
- Robustez da máquina;
- Sistema de refrigeração;
- Transportador de cavacos;
- Conectividade USB e via Ethernet;
- Possibilidade de colocação de acessórios opcionais, como 4º eixo, refrigerarão de alta pressão pelo centro da ferramenta, presset e apalpador de ferramentas, coletor de névoas e etc.

Converse com a equipe comercial e técnica Eurostec e encontre a máquina ideal para a sua indústria aqui.
Dispomos de linha completa de Centros de Usinagem, máquinas de Taiwan com excelente aceitação no mercado brasileiro. Confira! (54) 3212 2941 – (19) 3878 3326.

banner-blog

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira nossos vídeos de funcionamento das máquinas