Calandra para chapas: saiba o que é e qual a sua usabilidade
Carregando

Carregando

Calandra para chapas: saiba o que é e qual a sua usabilidade

O processo produtivo da indústria é uma etapa fundamental para se obter bons resultados e para determinar o sucesso da empresa. Por isso, o maquinário utilizado é uma peça-chave neste momento e a calandra pode ser a máquina que está faltando em sua linha de produção.

Ela proporciona agilidade, qualidade de produto, acabamento e segurança em sua empresa e, consequentemente, gera lucratividade, confiabilidade, ganho e fidelização de clientes, além de diversos outros benefícios.

Quer saber mais sobre o que é uma calandra para chapas, como ela funciona e como ela pode mudar o rumo do seu negócio?

Continue a leitura e descubra todas essas informações!

O que é uma calandra de chapas?

As calandras são máquinas que têm o papel principal de dobrar chapas em forma de cilindros, podendo também curvar ou desempenar aço e metal. Além das calandras para chapa, existem também os modelos para perfil, tubo e linhas especiais.

O funcionamento da calandra é relativamente simples. Ela possui rolos em seu interior que modelam a chapa conforme a necessidade. De maneira geral, são três ou quatro rolos que formam uma pirâmide e que facilitam o processo de pré-curvamento.

O material passa por esses rolos que exercem pressão o suficiente para curvá-lo. Assim, as chapas são transformadas em produtos com curvaturas de diversas especificações.

 

Como funciona uma calandra

O rolo superior pode mover-se verticalmente e horizontalmente. O movimento de levantamento do rolo para cima adota acionamento hidráulico e o movimento de nível possui acionamento mecânico.

A estrutura principal da máquina é composta por: rolo superior, rolos inferiores, rolos de suporte, condução principal, braçadeiras, chassi, sistema de lubrificação do dispositivo de equilíbrio, etc.

O rolo superior é composto por cilindro principal, bloco de rolamento do rolo superior, rolo ascendente e rolamento de esferas de duas carreiras. Os demais cilindros principais fornecem pressão para dobrar a placa da folha. O rolo de trabalho é a parte principal da máquina e ele é feito de liga de aço forjado com tratamento térmico incluindo revenimento.

Principais funções  

A principal função, como foi mencionado anteriormente, é fazer curvas e/ou endireitar chapas com alta precisão. Já outros modelos são usados para ilustrar, enrugar ou alisar papéis.

Devido ao nível de modernidade, que é muito grande, elas possuem o importante papel de reduzir a mão de obra e a manutenção na fabricação das peças e chapas. As calandras podem trabalhar, também, com cantoneiras, vigas e diversos perfis, até mesmo em aço carbono.

Conheça mais sobre o termo “calandragem”

Refere-se ao processo industrial que oferece forma às chapas utilizadas nas indústrias. A calandragem de chapas é utilizada em diversos segmentos industriais. Os tipos mais comuns são os que caracterizam peças de formatos cilíndricos e cônicos.

O procedimento de conformação permite que as chapas sejam feitas em diversas espessuras e tamanhos, sendo utilizadas com os mais variados fins, como equipamentos da indústria ou estruturas de aço em geral.

A espessura e peso desejados são definidos no processo de calandragem e podem variar de acordo com a aplicação de cada item, onde as peças finas são utilizadas no processo de calandragem de chapas a quente, por bitola, e as grossas são medidas por polegadas.

A Eurostec tem o produto que você precisa

As calandras Eurostec possuem um sistema de controle confiável e em tempo real, o sistema NC controla o sensor de rotação e equipa o controlador de alta confiabilidade. Esse sistema possui algumas funções como: monitoramento em tempo real de dobras, processo, transferência de dados, interrupção e outras.

Também possui capacidade de arquivamento de informações, memória e é compatível com operação manual ou automática. Conta com comando CLP e com tela sensível ao toque "touch screen" para maior facilidade na operação.

Além da calandra com 3 ou 4 rolos, a Eurostec conta com uma ampla gama de máquinas que podem ser excelentes aliadas da sua produtividade e lucratividade. Para conhecê-las, clique aqui, confira os modelos e faça o seu orçamento.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira nossos vídeos de funcionamento das máquinas