7 dicas para ampliar a vida útil das suas máquinas
Carregando

Carregando

7 dicas para ampliar a vida útil das suas máquinas

As máquinas são excelentes aliadas do dia a dia de uma indústria. Elas são responsáveis por agregar qualidade, produtividade, eficiência e diversos outros aspectos para uma empresa. Desta forma, ter equipamentos atualizados e mantê-los em plenas condições de segurança e funcionamento, é primordial.

Mas, você deve estar se perguntando: como faço para manter e ampliar a vida útil do meu maquinário?

Por isso, preparamos esse artigo e vamos apresentar 7 dicas para que você tenha equipamentos em boas condições e por muito mais tempo. Continue a leitura!

1. Realize a manutenção preventiva

É como diz o ditado popular “melhor prevenir do que remediar”. Afinal, fazer a manutenção periódica faz com que seu equipamento se mantenha útil por muito mais tempo e reduz as surpresas desagradáveis, por exemplo, de uma hora para outra surgir um problema que poderia ter sido menor, caso diagnosticado com antecedência.

2. Realize treinamentos com as equipes de manutenção

Preparar seus colaboradores não é um gasto e sim um investimento, desta forma, eles estarão prontos para garantir que seus equipamentos estejam em pleno funcionamento, e caso isso não acontecer, eles estarão aptos a encontrar as soluções.

3. Faça a limpeza dos equipamentos

Você já deve ter pensado em algum momento, “essas máquinas já foram mais eficientes”, não é mesmo? Acontece que com o tempo, agentes externos como sujeiras e resíduos podem prejudicá-las, por isso, perdem o rendimento ou têm outros problemas. Sendo assim, a limpeza é fundamental para o bom funcionamento da máquina e também para garantir mais segurança aos colaboradores.

4. Conheça o maquinário a fundo

Quanto mais conhecimento sobre os processos de operação e de manutenção, mais fácil será de manter a sua máquina trabalhando, ou ainda, será mais simples de identificar alguma anomalia, quando existir.

5. Siga as orientações do fabricante

É imprescindível se ater a individualidade de funcionamento e demanda da máquina. Por isso, conheça as instruções do fabricante e siga as mesmas devidamente. Essa é uma forma de assegurar até mesmo a garantia do equipamento.

6. Acompanhe parâmetros de saúde do seu maquinário

Dentre os principais parâmetros utilizados para analisar a saúde de uma máquina industrial, podemos citar: temperatura, vibração, consumo de eletricidade, óleo lubrificante e combustível, rotação e vibração.

7. Aposte em equipamentos de qualidade

Escolha modelos de qualidade, com recomendações, de marcas sérias e que contam com o serviço de pós-vendas, pois isso será um grande diferencial para evitar possíveis dores de cabeça com máquinas estragadas ou que apresentam falhas.

Conte com a Eurostec

A Eurostec é uma empresa com mais de 15 anos de experiência no ramo de maquinários para a indústria, que oferece equipamentos tecnológicos e inovadores para garantir performance, e ainda conta com assistência técnica própria especializada em todo o território nacional.

Clique aqui, entre em contato e conheça mais sobre os produtos que estão à disposição da sua empresa.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira nossos vídeos de funcionamento das máquinas