Máquinas para Polimento e Lixamento de Esferas de Válvulas

Máquinas para Polimento e Lixamento de Esferas de Válvulas Máquinas para Polimento e Lixamento de Esferas de Válvulas Máquinas para Polimento e Lixamento de Esferas de Válvulas
Máquinas para Polimento e Lixamento de Esferas de Válvulas
Máquinas para Polimento e Lixamento de Esferas de Válvulas
Máquinas para Polimento e Lixamento de Esferas de Válvulas

Máquinas para Polimento e Lixamento de Esferas de Válvulas

Utilizadas internamente em válvulas de controle de fluxo, tanto para gases quanto líquidos, trabalhando a alta pressão ou mesmo embaixo do mar, estas válvulas possuem esferas de aço inoxidável de alta resistência responsáveis pela liberação e obstrução do fluxo de passagem por elas. Devido ao atrito do material das esferas junto as paredes da válvula, é muito importante que a rugosidade da parte exterior das esferas seja a menor possível, trazendo um acabamento praticamente espelhado.

Usinadas através de tornos CNC de alto rendimento, o processo ainda requer o polimento da peça, processo este até então desenvolvido e operado manualmente devido a dificuldade de construção e elaboração de um equipamento que trabalhasse de forma uniforme todos os pontos da esfera, sem criar diferença de rugosidade em toda sua superfície.


Para isto, foram desenvolvidas as Máquinas para Polimento e Lixamento de Esferas de Válvulas. A primeira, trata-se de uma lixadora, responsável pela retirada das marcas mais aparentes provenientes do processo de usinagem, normalmente deixados durante o momento da interpolação dos eixos no topo da esfera. Esta máquina tem como objetivo deixar a superfície mais homogênea, através da movimentação de cames especiais os quais geram movimentos alternados buscando alcançar todos os pontos da peça.

Após esta etapa, a esfera é levada ao segundo equipamento, onde este trabalhando com rodas de sisal e algodão combinadas, além da utilização de dois abrasivos em diferentes proporções, busca trazer o acabamento espelhado da esfera reduzindo sua rugosidade para até 0.4Ra. Os principais benefícios deste processo automatizado de lixamento e polimento são:

 

- A máquina tem como capacidade de trabalho esferas com diâmetro mínimo de 1” até 4”;
- O tempo de ciclo de cada peça em cada uma das etapas é de cerca de 20 segundos;
- Operador livre de qualquer intervenção manual na peça, deixando de se fazer o trabalho de polimento, o qual gera insalubridade;
- Garantia de homogeneização dos resultados do acabamento de lotes de peças;
- Tempo de ciclo fixo, possibilitando maior controle da produção;
- Acabamento final alcançado de até 0.4Ra.

 

Entre em contato conosco para maiores informações. Fone: (54) 3212.2941

Esta máquina atende suas necessidades?
SOLICITE UM ORÇAMENTO