Saiba como diminuir a burocracia e tornar sua empresa mais eficaz

A burocracia é um empecilho comum em empresas, acarretando diversos entraves para o desenvolvimento do negócio

A burocracia está presente em empresas

Apesar de ser um adjetivo bastante relacionado ao governo, a burocracia está presente nas empresas, sendo muitas vezes despercebida. Há diversas causas que levam a um sistema burocrático, e suas consequências afetam o rendimento dos colaboradores e o andamento da empresa.

Em favor da burocracia, está a justificativa de que ela diminui as chances de erro. Contudo, hierarquias exageradas, formalidades em excesso, práticas e normas defasadas, geram um nível burocrático que desestimula a produção.

Conceder autonomia

Dessa forma, é essencial adotar estratégias que facilitem o andamento dos setores e que modifiquem culturas internas nocivas. Para isso, um dos principais fatores é a concessão de autonomia, uma vez que algumas tomadas de decisões simples podem ser realizadas diretamente pelo funcionário, sem depender de níveis hierárquicos superiores.

Com uma estrutura de pessoal mais horizontalizada, com chefias estratégicas e capacitadas, há um ganho de tempo na resolução de demandas dos setores. Quanto mais hierarquia a empresa tem, maior é a tendência à criação de processos burocráticos, devido aos níveis de aprovação.

Estimular a interação

Depois da autonomia, o próximo passo é estimular a interação entre os trabalhadores. Dinâmicas de grupo facilitam a integração dos setores, mas ainda há um aspecto que passa despercebido: eliminar algumas paredes e portas, por vezes, pode incentivar o diálogo e o relacionamento dos colegas.

É essencial, também, ter uma comunicação interna eficaz. Com a organização e transparência dos processos e demandas da empresa, os funcionários conseguem produzir com mais tranquilidade e, logo, de forma mais assertiva.

Capacitar os colaboradores

Outra medida que pode ser tomada, é o investimento em equipes auto-gerenciáveis, oferecendo capacitações e treinamentos que auxiliem na tomada de decisões e na execução de tarefas específicas. É importante lembrar que o capital humano da sua empresa é a melhor saída para fazê-la crescer.

Ser estratégico

A agilidade e o desempenho das equipes, ainda, estão  atrelados aos métodos de realização das atividades. É preciso, portanto, verificar esses processos e compreender sua real eficácia, para, assim, aplicar mudanças que melhorem as etapas e aprovações no fluxo de produção, a fim de reduzir os obstáculos internos.

Investir em tecnologia

Além disso, é imprescindível e determinante para o andamento da sua empresa o investimento em modernização e inovação de processos. As soluções oferecidas pela tecnologia reduzem limitações de trabalho, a chance de erros ou tarefas duplicadas e aumentam a qualidade da produção.

Procure revisar a linha de produção da sua empresa e definir quais são os setores que possuem prioridade na automação dos processos. Lembre-se que trata-se de um investimento, pois o retorno virá com a evolução do negócio.

Com atitudes simples, pode-se construir uma rotina de trabalho menos maçante e desestimuladora, levando para um desenvolvimento saudável da empresa. Dessa forma, os funcionários podem se focar efetivamente no cumprimento dos objetivos estratégicos da organização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *