Os erros mais comuns em gestão da produção industrial

erros-industria

Conheça os principais erros em gestão da produção industrial e métodos que podem resolvê-los

Quando o assunto é gestão de produção industrial, geralmente, encontramos erros muito comuns com consequências críticas. Saber distribuir uma equipe, calcular demandas e planejar logísticas são alguns dos métodos que podem aumentar a produção de forma significativa.

Equipe mal alocada

Por mais simples que pareça, muitos administradores ainda pecam na distribuição da equipe. Numa indústria, assim como em todos os lugares, os funcionários devem ser alocados em equilíbrio ao setor, a fim de que a produção aconteça de forma dinâmica.

Além disso, devem ser observadas as habilidades do trabalhador para a função. Quando empregado de forma correta a eficiência de produção pode ser muito maior, além de não gerar insatisfação do funcionário.

Para otimizar os processos de alocação de equipes, já existem softwares para monitoramento de níveis de sobrecarga e ociosidade. Com os chamados Business Intelligence, é possível, ainda, gerenciar o uso de equipamentos de proteção individual e níveis de saúde dos funcionários.

Demanda mal calculada

Outro erro bastante comum na indústria e que gera bastante desconforto, é a falta de planejamento em relação à produção com a qual a empresa se compromete. Oferecer mais que se pode cumprir é um erro que gera desconfiança com o mercado.

Aumentar a capacidade de produção poderá gerar maior faturamento, porém, também aumentará as despesas. Um crescimento coerente, estável e uniforme é preferível a aumentos súbitos, pois estes geralmente trazem mais dificuldades que bons retornos.

Desta forma, é preciso que o gestor de produção avalie constantemente quais são as capacidades de produção da sua equipe, para, depois, aceitar demandas do cliente. Este planejamento cria uma relação de confiança e satisfação com a equipe de trabalho e com o demandante.

Logística fragmentada

Procurar elos na cadeia de produção que estejam fragilizados pode aumentar a eficiência de sua equipe. Então, esteja sempre a par do que acontece dentro de sua equipe. É importante que os processos de produção sejam expostos de forma compreensível a todos.

Na indústria, tudo deve funcionar de forma integrada e dinâmica, com os setores ligados e interagindo, evitando contratempos. Planejar a cadeia de produção é primordial para o dinamismo da empresa.

Investir de maneira coerente e sábia em novos maquinários, estoque e transporte mais eficientes, são outras formas que podem otimizar a logística de sua empresa.  Manutenções também devem estar sempre em dia. Sem isso, há grandes chances de atrasar demandas, perder dinheiro e confiança no mercado.

Comunicação interna desorganizada

Quando há uma comunicação interna organizada e transparente, os funcionários trabalham com mais tranquilidade. É essencial para o sucesso de uma equipe, que os comunicados dos diretores e chefes de setor cheguem de forma clara a todos os envolvidos.

Um dos erros mais cometidos é fragmentar a empresa, prejudicando uma visão substancial dos processos e produtos da empresa, o que acarreta em atitudes e decisões equivocadas. Dados estratégicos sobre produção, estoque, mão de obra, finanças e demandas, principalmente, devem estar sempre atualizados e disponíveis.

Mais uma vez, é importante planejar a comunicação interna de sua empresa. É preciso estudar e definir um processo de trabalho e atuar de forma efetiva para que a engrenagem esteja sempre funcionando, o que pode agilizar e otimizar a produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *