Ideias inovadoras para reduzir custos na indústria - Eurostec
Carregando

Carregando

Ideias inovadoras para reduzir custos na indústria

Está buscando ideias inovadoras para reduzir custos na indústria, com dicas práticas e objetivas? Veja agora mesmo!

A redução de custos nas empresas é uma das questões mais importantes para qualquer gestor industrial no Brasil. Precisando retomar e manter uma linha de crescimento, o trabalho torna-se muito mais desafiador ante a situação econômica e política pela qual passa o País.

É por isso que preparamos 4 ideias inovadoras para reduzir custos, a fim de que você possa aplica-la, seja em uma pequena, média ou grande empresa. São ações de curto e longo prazo, que, adequadas à sua realidade, podem gerar ótimos resultados.

Evitando a cultura de horas extras

A produtividade do pessoal, principal da linha produtiva, é um dos maiores, se não o maior impactante nos custos da empresa. O ponto aqui não é, necessariamente, reduzir o quadro de pessoal, mas, sim, saber aproveitar 100% da mão de obra à sua disposição.

 

É preciso melhorar a performance dos trabalhadores. Isso é conquistado com treinamento, motivação e valorização. Assim, é possível que eles entreguem mais resultados, além de diminuir a cultura de horas extras, que geram altos custos à empresa.

Reduzir custos de materiais

A matéria-prima significa um grande volume do orçamento da indústria. É por isso que a gestão dos materiais precisa, imprescindivelmente, deve ser levada muito à sério e sofrer melhorias constantes.

 

Para otimizar os custos com matérias, você pode adotar algumas destas alternativas:


  1. Otimizar processos para reduzir perdas durante a produção;

  2. Rever a lista de fornecedores para encontrar melhor custo x benefício;

  3. Comprar materiais em grande quantidade para ter melhor preço, caso seja possível.


Reduzir custos de manutenção

Implementar indicadores de manutenção industrial, de acordo com seu segmento, é muito importante. Isso porque a manutenção é um processo crítico na cadeia produtiva, sendo muitas vezes negligenciado e somente lembrado quando a máquina quebra e a produção precisa parar.

 

Caso a sua empresa ainda não tenha um indicador implementado, essa pode ser uma ótima oportunidade de redução de custos da fábrica. Lembre-se que um bom processo de manutenção dos equipamentos reduz as quebras de máquina, e com isso aumenta a produtividade, que por sua vez reduz os custos.

Trocar desperdício por investimento (e ainda lucrar com isso)

Este tópico resume tudo que já dissemos antes. Para reduzir custos, é preciso melhorar a gestão. Na prática, então, é trocar os desperdícios por investimentos planejados.

 

Por exemplo: uma empresa perde 5 mil reais em horas extras e 4 mil reais em desperdício de material. Se for investido metade deste valor em implementação de indicadores de manutenção e treinamento para pessoal, você não só faz a redução de custos, como também otimiza sua produção.

Investir em tecnologia

Máquinas mais modernas permitem padronização de processos, garantindo mais precisão durante a linha de produção, reduzindo, assim, custos adicionais com retrabalhos. Além disso, você ganha também agilidade, além de fazer melhor utilização do quadro de pessoal.

 

Também, nos últimos anos especialmente, há gradativamente maior acessibilidade de máquinas de alta tecnologia para empresas de pequeno e médio porte. Por isso, diferentes indústrias passaram a automatizar processos a fim de acelerar a capacidade de produção.

Agora que você tem estas ideias inovadoras para reduzir custos é hora de tentar colocar em prática. Para mais dicas como estas, navegue pelo nosso blog e encontre outras formas de melhorar sua indústria.

Leia mais:

 

1º Eurostec Global Meeting traz novas técnicas e tecnologias ao Brasil

Cristian Pavan, diretor da Eurostec, visita engenheiro chefe da Bole na China

NR-12: Máquinas modernas e seguras, gerando economia para sua empresa

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira nossos vídeos de funcionamento das máquinas